Esta é uma bolsa delicada, com apliques de uva e folhas verdes. Abre e fecha com um cordão decorado de folhas e margaridinhas.
Foi encomenda de uma cliente muito especial, eu achei que não conseguiria fazer, pois nunca tinha feito nada parecido, principalmente o aplique de uvas preenchidas com fibra siliconada.

![]() |
O resultado me agradou bastante, encantou a cliente e o melhor foi constatar que eu sempre posso fazer peças diferentes, sair da casinha e me superar.
Esta postagem traz o passo a passo para confecção da bolsa, mas eu fiz vídeo aulas que estão disponíveis no YouTube.
O vídeo tem muitos detalhes e foi dividido em 3 partes.
PARTE 1 - BOLSA E CORDÃO
PARTE 2 - CACHO DE UVAS E FOLHAS
PARTE 3 - COSTURA DOS APLIQUES
MATERIAL
- Barbante 4 fios para a bolsa
- Fio Anne para o barrado e cordão
- Sobras de fio espessura fina para as uvas e folhas
- Agulha de croche número 4
- Fibra Siliconada
BASE DA BOLSA
A base da bolsa é um saco com um fundo oval. Iniciando com um cordão de 30 correntinhas, e em seguida fazer um ponto alto em cada correntinha.
Ao redor da carreira de pontos altos fazer uma carreira de pontos baixos, um ponto em cada ponto de base nos quatro lados, sendo um ponto baixo sobre cada ponto alto e 3 pontos de cada lado menor, para fazer a curva.
, no
A próxima carreira será de pontos fantasia, que eu chamo de pontos altos conectados, feitos da seguinte forma:
Laçar a agulha, inserir a agulha na parte de baixo do ponto alto anterior e puxar uma laçada, inserir a agulha no próximo ponto de base, puxar uma laçada, ficando assim com quatro laçadas na agulha. Laçar a agulha e retirar 2 pontos, laçar novamente e retirar os 3 pontos restantes.
Fazer um ponto sobre cada ponto de base, nos cantos da base fazer aumentos, 3 pontos altos em cada um dos quatro cantos, formando um trio de pontos na mesma base;
Na carreira seguinte, continuar um ponto alto conectado em cada ponto de base, nos quatro cantos fazer 3 pontos altos conectados no ponto central do trio de pontos ca carreira anterior.
A base da bolsa ficou com 23x8cm, à partir da próxima carreira, fazer um ponto alto conectado em cada ponto de base, sem aumentos, até atingir a altura desejada da bolsa. A base da bolsa ficou com 25 cm de altura e 25 cm de largura.
![]() |
TÚNEL DO CORDÃO
No topo a bolsa é necessário fazer uma passagem para o cordão. A passagem é um túnel.
Eu fiz a parte externa e a parte interna do túnel na bolsa e depois fechei com pontos baixos
Para o túnel eu usei fio Anne na cor preta, trabalhando com dois cabos juntos. Na primeira carreira fazer um ponto baixo em cada ponto de base, iniciando pelo ponto alto da emenda.
Na segunda carreira, fazer um ponto alto em cada ponto de base, somente até a metade da carreira.
Na minha peça tinha 84 pontos, então trabalhei 42 pontos altos, virei a peça e fiz outra carreira com 42 pontos baixos, um sobre cada ponto de base, cortar o fio e arrematar.
Repetir a mesma sequência nos outros pontos da bolsa.
![]() |
Do lado interno da bolsa, levantar pontos altos com fio Anne, desta vez usando apenas um cabo do fio, na mesma base onde foram feitos os pontos altos na cor preta, para levantar a parte interna do túnel por onde vai passar o cordão.
Fazer 2 ou 3 carreiras de ponto alto até ficar na mesma altura das carreiras já levantadas, se ficar um pouco mais alta não tem problema.
O próximo passo é unir as carreiras externas com as internas, com pontos baixos, um ponto em cada ponto de base, na carreira toda,por toda a borda da bolsa, formando um túnel.
Esta carreira será completa, unindo assim as duas metades que estavam separadas.
Observe na foto, que é possível colocar o cabo da agulha dentro o túnel, que servirá de passagem para o cordão.
BARRADO
Fazer uma carreira de pontos altos.
A próxima carreira será de leques. Pula dois pontos de base, no terceiro ponto fazer 3 pontos altos, 1 ponto alto alongado e mais 3 pontos altos, todos na mesma base, formando um leque de 7 pontos.
Pula dois pontos de base faz um ponto baixo, pula dois pontos de base e faz um leque, repetir esta sequência por toda a carreira.
Sobre a carreira de leques fazer uma carreira de pontos altos com picô, sendo 6 pontos sobre cada leque, inserindo a agulha no vão entre os pontos altos da carreira anterior. Fazer os pontos altos com picô sobre um leque e já iniciar os pontos sobre o próximo leque.
Fazer pontos leves, sem apertar, deixando uma aparência leve e bem solta.
CORDÃO
O cordão é feito com fio Anne, usando dois cabos juntos. Esticar 2 metros de fio, sem cortar.
Fazer uma correntinha, e com a parte esticada do fio dar uma volta na agulha, e com a parte restante do fio, laçar a agulha e fechar as duas laçadas.
Fazer pontos até atingir o tamanho desejado de cordão. Eu fiz dois cordões de 65cm cada um.
![]() |
Laçar a agulha e fechar as duas laçadas |
O cordão precisa ter tamanho suficiente para dar uma volta na bolsa e sobrar aproximadamente 5 cm em cada ponta.
A bolsa estava com 27 cm no túnel feito para o cordão. O dobro de 27 é 54, portanto eu fiz um cordão com 65, para dar a volta na bolsa e sobrar 11 cm.
![]() |
Passar o cordão dentro do túnel |
![]() |
Com ajuda de um alfinete ou grampo, inserir um cordão no túnel dando a volta completa, ficando assim as duas pontas do cordão em um dos lados da bolsa. Depois inserir o outro cordão, do lado oposto da bolsa.
Em seguida unir as pontas do cordão e arrematar os fios.
APLIQUES
A bolsa tem um aplique de cacho de uvas,composto por:
8 uvas,
5 folhas,
4 margaridas
1 cabo torcido
UVAS
Carreira 1: Fazer o círculo mágico, dentro do circulo mágico fazer 6 pontos baixos, puxa o fio do início do trabalho fechando o círculo mágico.
Trabalhar as carreiras em espiral, sem fechamento de carreira.
Carreira 2: tem aumentos em todos os pontos, ficando com 12 pontos baixos.
Carreira 3: fazer um ponto sozinho e um ponto com aumento, repetir até o final da carreira, ficando com 18 pontos.
Carreira 4: fazer dois pontos sozinhos e um com aumento, ficando com 24 pontos
Carreira 5: fazer um ponto sobre cada ponto de base, sem aumentos, no total 24 pontos
Carreira 6: iniciar as diminuições, fazer dois pontos sozinhos e no terceito ponto diminuir, fazendo dois pontos baixos fechados juntos, repetir até o final da carreira, ficando com 18 pontos
Carreira 7: um ponto sozinho, um ponto com redução, ficando com 12 pontos
Carreira 8: todos os pontos tem redução, ficando com 6 pontos. Nesta carreira é necessário pausar para colocar a fibra siliconada e preencher o interior da uva. Depois concluir a carreira e cortar o fio, deixando tamanho suficiente para costurar a uva, fechando bem.
Não corta a sobra de fio, mantém para costurar as uvas na bolsa.
Repetir 8 vezes.
FOLHAS
Serão necessárias cinco folhas verdes, sendo três folhas maiores para o aplique da bolsa, e duas folhas menores para o aplique nos cordões.
As folhas maiores iniciar com 15 correntinhas, e as folhas menores, inciar com 13 correntinhas.
Vou detalhar o passo a passo das folhas maiores. Para fazer as folhas menores é só iniciar com 13 correntinhas e seguir o mesmo passo a passo, com carreiras menores.
Iniciar com um cordão de 15 correntinhas.
Carreira 1: Pula 3 correntinhas e a partir da correntinha número quatro fazer um ponto baixo em cada correntinha, ficando 12 pontos. Para a curva fazer 2 correntinhas e um ponto baixo na mesma base.
Seguir fazendo pontos baixos do outro lado da correntinha, um em cada base, até completar 10 pontos.
Um lado vai ficar menor.
Carreira 2: Vira a peça, faz duas correntinhas e um ponto em cada ponto de base, pegando a laçadinha de trás, até chegar nas duas correntinhas da curva.
No espaço das correntinhas fazer um ponto baixo, duas correntinha e um ponto baixo. Segue a carreira fazendo um ponto baixo sobre cada ponto de base, pegando na laçadinha de trás, até que estejam faltando dois pontos para terminar a carreira. Virar a peça e seguir para a próxima carreira
Carreira 3: Fazer duas correntinhas, fazer um ponto baixo em cada ponto de base, pegando pela laçada de trás até chegar na curva que tem duas correntinhas.
Dentro do vão das duas correntinhas fazer um ponto baixo, duas correntinhas e um ponto baixo, todos dentro do vão de espaço.
Na sequência fazer um ponto baixo em cada ponto de base pegando na laçada de trás até que esteja faltando dois pontos pra terminar a carreira.
A folha fica com um formato comprido, com degraus na ponta maior, e um bico na ponta menor.
Carreira 4: repetir as orientações da carreira 3, porém no espaço de duas correntinhas na curva da Folha, fazer 3 ponto baixos no espaço das correntinhas, para que a folha fique com um formato mais arredondado.
Carreira 5: fazer somente a metade da carreira, encerrando na curva, cortar o fio e NÃO ARREMATAR, preserve os fios para a costura.
MIOLO:
Com fio na cor amarelo fazer um círculo mágico, dentro do círculo fazer 14 pontos baixos.
Fechar com um ponto baixíssimo, cortar o fio.
Puxar o fio inicial fechando o círculo mágico.
PÉTALAS
Com fio na cor branca, inserir agulha sobre qualquer ponto de base e subir duas correntinhas. No próximo ponto de base fazer um ponto alto e um ponto alto alongado na mesma base.
No próximo ponto de base fazer um ponto alto alongado, um ponto alto e uma correntinha.
No ponto de base seguinte fazer um ponto baixíssimo, terminando assim a primeira pétala.
Seguir para a próxima pétala fazendo no ponto de base seguinte um ponto alto e um ponto alto alongado.
No próximo ponto de base um ponto alto alongado, um ponto alto e uma correntinha. No ponto de base seguinte fazer um ponto baixíssimo.
Assim já estarão concluídas duas pétalas da Margarida. Fazer um total de cinco pétalas cortar o fio sem arrematar. Preserve as pontas dos fios para a costura.
Fazer 4 margaridas.
GALHO TORCIDO
Com fio na cor verde fazer um cordão com 15 correntinhas. Em cada correntinha fazer 3 pontos altos.
O cordão vai ficar totalmente torcido.
![]() |
MONTAGEM
Costurar uma margarida em cada uma das duas folhas menores.
Em seguida costurar a folha na ponta do cordão.
Costurar as duas margaridas restantes nas folhas. São cinco folhas, e quatro margaridas, portanto uma folha ficará sem margarida.
Distribuir as uvas e folhas sobre a bolsa formando o desenho e prender com alfinetes
A distribuição dos apliques deve ser centralizada, e os apliques devem ficar em destaque mesmo quando a bolsa estiver amarrada.
Faça testes, dobrando o fundo da bolsa , e puxando os cordões pra ver se o desenho se mantém perfeito.
Costurar as uvas, folhas e o galho torcido na bolsa.
,
![]() |
Espero que este conteúdo seja útil e relevante.
Aqui no blog tem muito passo a passo de diversas peças de crochê, e no YouTube as vídeo aulas completas.
0 Comentários
Obrigada por sua visita.
Seu comentário me deixa muito feliz.
Volte sempre.